No passado domingo, São Mamede, Viana do Castelo, acolheu a quarta jornada do Campeonato Nacional de Trial, organizada pelo Moto Clube Foz do Lima. Com mais de três dezenas de pilotos à partida, a prova contou com oito zonas maioritariamente rochosas, longas e de elevada dificuldade para todas as classes. A complexidade dos obstáculos levou a organização a aumentar o tempo máximo de prova de quatro para quatro horas e meia. Mesmo assim, todos os pilotos, à exceção dos mais jovens das classes de Infantis e Iniciados, penalizaram por excesso de tempo, num dia marcado por tempo nublado e frio, que terminou com chuva.
Diogo Vieira (GasGas) manteve o seu domínio na classe TR1 – Elite, vencendo com uma confortável margem sobre Paulo ‘Ballas Jr.’ Gonçalves (TRRS) e Filipe Paiva (TRRS), este último não completando a última volta devido a uma queda. Na classe TR2, João Silva (TRRS) voltou a mostrar consistência, vencendo por larga margem Rui Gonçalves (Sherco), com Mariana Afonso (Montesa), de regresso ao Trial, a ocupar o terceiro lugar do pódio. A classe TR3 foi marcada por intensas disputas entre Afonso Araújo (Sherco), Filipe Sá (Beta) e Martim Garcia (Scorpa), que terminaram nesta ordem.
Em TR4, Manuel Inês (Beta) saiu vitorioso, seguido de Rodrigo Castro (Beta) e Martim Ferreira (GasGas). Nos Iniciados, Henrique Ferreira (Oset) venceu a luta contra Gonçalo Santos (Vertigo) e Gustavo Antunes (Beta), destacando-se numa classe que este ano alcançou o estatuto de Campeonato Nacional. Nos Infantis, com apenas dois pilotos, Helena Antunes (Oset) triunfou sobre João Oliveira (TRRS) após uma competição muito renhida. A prova contou ainda com a participação de oito pilotos espanhóis na categoria Hobby, aumentando a diversidade e competitividade do evento.
A próxima jornada do Campeonato Nacional de Trial 2024 está agendada para o dia 8 de setembro, em Barcelos, onde os pilotos continuarão a disputar a supremacia nas diferentes classes.
Para mais informações, visite www.fmp.pt