Com o BMW Concept F 450 GS, quase pronto para produção, a BMW Motorrad está a oferecer um vislumbre de uma BMW GS para a classe A2 e de como poderia ser uma nova série de modelos entre a BMW G 310 e a F 800/900. “O que foi particularmente importante para nós no desenvolvimento do novo”.
BMW Concept F 450 GS foi conseguir o melhor comportamento para este segmento e combiná-lo com um forte desempenho e uma óptima acessibilidade. O prazer de condução em estrada e fora de estrada é uma prioridade máxima para esta BMW GS A2”, afirma Sepp Mächler, Diretor de Produto.
“A BMW Concept F 450 GS carrega o ADN caraterístico da família GS”, afirma Alexander Buckan, Diretor de Design da BMW Motorrad. “Conseguimos conceber o Concept com o apelo dinâmico e desportivo do nosso grande ícone off-road numa forma particularmente compacta.”
Tal como acontece com a versão Trophy da BMW R 1300 GS, o esquema de cores azul, branco e vermelho com a cor base Racing Blue metalizada representa não só o mais alto desempenho e qualidade, mas também o carácter muito dinâmico e focado no todo-o-terreno.
O BMW Concept F 450 GS também cumpre a promessa de qualidade premium em termos técnicos. O motor de dois cilindros em linha foi desenvolvido de raiz e, graças a uma ignição especial, nunca antes utilizada, é particularmente caraterístico e ávido de rotações. Em conformidade com a classe A2, este motor debita a totalidade dos 48 cv e proporciona um binário superior mesmo a baixas rotações.
As dimensões extremamente compactas do motor, a excelente relação cilindrada/potência e o baixo peso são o resultado de soluções inovadoras e da utilização de materiais leves, como o magnésio.
Também no que respeita ao chassis, o BMW Concept F 450 GS estabelece novos padrões neste segmento com tecnologia premium. “Pudemos começar o desenvolvimento deste veículo com uma folha de papel em branco. O objetivo era permitir uma excelente capacidade fora de estrada e, ao mesmo tempo, um comportamento ágil e preciso em estrada. Assim, a BMW Concept F 450 GS está equipada com uma forquilha invertida totalmente ajustável e um amortecedor com amortecimento dependente da carga, com base na tecnologia dos desportos de rali e enduro. Através da utilização direcionada da construção leve e de outras soluções de ponta, conseguimos criar um veículo sensacionalmente leve, próximo do peso mínimo exigido na classe A2 de 175 kg”, afirma Marc Weber, engenheiro-chefe do BMW Concept F 450 GS.
Inspirado na irmã maior, a BMW R 1300 GS, o Concept F 450 GS também estabelece novos padrões nas áreas de segurança e funcionalidade na sua classe. As caraterísticas relevantes vão desde o BMW Motorrad ABS Pro (dependente do ângulo de inclinação) a um travão de desempenho, até aos modos de condução livremente configuráveis. Com o BMW Connectivity a bordo e o ecrã TFT de 6,5 polegadas, a ligação em rede da moto e do smartphone, bem como de outros acessórios, é possível.
A BMW Motorrad planeia apresentar o veículo de série correspondente ao estilo do Concept F 450 GS em 2025.