Já mexe a maior aventura mototurística da Europa. Se, a partir de sábado, todos os caminhos vão dar a Felgueiras, destino de mais de 2000 motociclistas, a verdade é que, na Capital do Calçado já se trabalha para um arranque perfeito do 21.º Portugal de Lés-a-Lés.
A preparação dos materiais a entregar aos elementos das 907 equipas, nomeadamente o mais extenso ‘road-book’ de sempre, com 71 páginas cada, em total superior a 700 kg de papel, ocupa duas dezenas de elementos de clubes, nomeadamente do local Felroad, e da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal.
Que não se poupam a esforços para que, na manhã de domingo, a partir das 9 horas, tudo esteja pronto para as Verificações Técnicas e Documentais, na muito agradável Praça Doutor Machado de Matos, disponibilizada e engalanada pela Câmara Municipal de Felgueiras.
Depois, e enquanto os primeiros participantes arrancam para o Passeio de Abertura, outros, as equipas com números mais altos, continuarão a comprovar as boas condições de circulação das suas motos, imprescindível para máxima segurança ao longo dos 1255 quilómetros do evento.
Que, multiplicados pelas mais de 1900 motos inscritas, acumulam 2,4 milhões de quilómetros. Sem contar com a ida até ao local de partida e o regresso a casa…
Esta praça será, aliás, palco de toda a ação ao longo do fim de semana, onde terão lugar as verificações, mas também onde estarão os espaços dos patrocinadores BMW, BP, Dunlop, NEXX, Touratech e Agência Abreu, além da presença de apoiantes como a Brisa, Ducati, Yamaha, Suzuki ou Kawasaki entre outras e, não menos importante, onde estará instalado o palanque do qual serão dadas as partidas para o Passeio de Abertura, no domingo, e para a 1.º etapa, na madrugada de segunda-feira.