A AJP Motos apresenta a nova PR7 2025, uma moto que representa o culminar de décadas de experiência no desenvolvimento de veículos, fundindo o espírito ágil das motos de enduro com a vocação expedicionária das adventure trail.
Projetada, desenvolvida e fabricada em Portugal, a PR7 assume-se como uma proposta singular no mercado mundial, combinando leveza, robustez, simplicidade mecânica e performance pura — numa era dominada por eletrónica excessiva, dimensões e peso desnecessário. A relação qualidade / preço é um dos pontos centrais da filosofia da AJP, que aposta na qualidade, e no equipamento necessário, sem exageros, oferecendo uma proposta perfeitamente calibrada para os desejos dos mais aventureiros.

A AJP Motos, empresa portuguesa fundada em 1987, em Penafiel, foi pensada e criada pelos irmãos António e Jorge Pinto, para o desenvolvimento e fabrico de motos para enduro, todo-terreno, lazer e aventura em estrada. O nome AJP deriva das iniciais dos fundadores e transformou-se em sinónimo de qualidade e fiabilidade, com máquinas que enfrentam terrenos hostis com leveza e eficiência.

AJP PR7 2025 é equipada com um motor monocilíndrico de 600 cm³, 4 tempos, 4 válvulas e árvores de cames dupla, dotado de injeção eletrónica (EFI) com corpo de borboleta/injeção de 45 mm. Proporciona uma entrega de potência progressiva, suave e previsível. Com uma relação de compressão de 11,5:1, este propulsor oferece até 64 cv e 68,3 Nm com o kit de potência opcional.
A lubrificação é assegurada por sistema de cárter húmido com dupla bomba rotativa, e o arranque é elétrico. O sistema de ignição utiliza vela NGK CR8EB. A linha de escape é equipada com silenciador GPR. A transmissão é composta por uma caixa manual de 6 velocidades, com transmissão final por corrente O-ring e embraiagem hidráulica operada por bomba Brembo de 10 mm, com atuador Oberon.

Esta configuração, estudada para oferecer a melhor performance, seja em velocidades elevadas, seja em terrenos mais técnicos, proporciona confiança ao motociclista em todas as condições.
A base estrutural da PR7 é um chassi híbrido em aço e alumínio, que combina resistência e absorção com rigidez e precisão. O braço oscilante traseiro, integralmente construído em alumínio, oferece estabilidade sem penalizar o peso — um dos grandes trunfos do modelo.
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Em termos de suspensão, a versão Standard conta com forquilha ZF Sachs de cartucho fechado (48 mm) totalmente ajustável e amortecedor traseiro ZF Sachs regulável. A versão Gold Edition, por sua vez, adota suspensão de topo Öhlins RXF na dianteira e amortecedor TTX na traseira, oferecendo uma performance refinada para pilotos mais exigentes.

Os cursos são generosos: 300 mm à frente e 280 mm atrás, permitindo uma resposta exemplar em todo-o-terreno técnico e conforto notável em longas tiradas. A AJP PR7 destaca-se pela sua excelente manobrabilidade, especialmente em terrenos técnicos. A sua leveza e resposta rápida fazem dela a escolha ideal para quem procura precisão, agilidade e controlo na sua condução.
A PR7 2025 incorpora de série um tablet Samsung Galaxy A9 Lite de 8.7″, com 64 GB de memória, sistema Android e integração completa com roadbooks digitais e apps de navegação. O sistema interage com o módulo OBD Bluetooth, que permite ao piloto consultar dados em tempo real como RPM, tensão da bateria, temperatura do líquido de refrigeração ou códigos de erro da ECU.
O painel de instrumentos é um ecrã digital KOSO, que fornece informação detalhada: velocidade, rotações, nível de combustível, hodómetro total e parcial, avisos de avaria e muito mais.
A iluminação frontal é em LED com Angel Eye, garantindo visibilidade noturna e assinatura estética distinta. O sistema elétrico foi revisto para 2025, com relés impermeáveis, ficha para botão de navegação e novo circuito para os faróis atualizados.