Embora o MotoGP de Valência ponha fim a uma presença contínua nas corridas de Grande Prémio iniciada em 1949, a Dunlop reafirmou o seu compromisso com o motociclismo de topo e de nível de campeonato do mundo, elemento essencial do ADN da marca.
A história de sucesso da Dunlop nas corridas de Grande Prémio contém um leque impressionante de destaques, incluindo:
– Os pneus Dunlop foram utilizados para vencer o primeiro campeonato de 500 cc, em 1949, e dominaram este campeonato nas décadas seguintes
– Todos os Grandes Prémios dos Campeonatos do Mundo de 125/250, desde 1993 até à introdução das classes Moto3/Moto2, foram ganhos com pneus Dunlop
– Nos Grandes Prémios de 125, a Dunlop venceu mais de 100 corridas consecutivas antes da introdução da classe Moto3
– Todos os Grandes Prémios de 250, de abril de 1996 (Max Biaggi, Suzuka), até à introdução da classe Moto2, foram ganhos com pneus Dunlop. Foram 17 os Campeonatos do Mundo de 250 cc conquistados com pneus Dunlop
– Em 2008, Marco Simoncelli alcançou a 200ª vitória consecutiva da Dunlop num Grande Prémio de 250 cc
– A tecnologia transferida das corridas de Grande Prémio para os pneus hypersport da Dunlop inclui inovações como a cinta sem juntas Jointless Belt, o sistema de controlo de tensão da carcaça Carcass Tension Control, e a tecnologia de controlo de temperatura Heat Control Technolgy
– Uma melhoria permanente dos tempos por volta. No recente GP do Qatar, o tempo médio por volta do vencedor foi 5,5 segundos mais rápido do que na primeira corrida de Moto2 realizada no mesmo circuito. Tal significa que, após 18 voltas, o vencedor de 2023 (Fermin Aldeguer) teria ficado com uma incrível vantagem de 1 minuto e 38 segundos sobre o vencedor de 2010 (o falecido Shoya Tomizawa), o que sublinha o ritmo de desenvolvimento das motos e dos pneus neste período
– O compromisso com o programa #RoadtoMotoGP, trazendo tecnologia de pneus de nível de Campeonato do Mundo para as inovadoras iniciativas Talent Cups e JuniorGP da Dorna, e programa Red Bull Rookies
– Apoiar as primeiras vitórias no Campeonato do Mundo de lendas da era moderna, como Valentino Rossi, Marc Marquez e Jorge Lorenzo.
Veja também Dunlop presente no 120º aniversário da H-D em Budapeste
Uma olhar para o futuro
Olhando para o futuro, a Dunlop tem planos para os desportos motorizados a nível internacional. No mês passado, a Dunlop anunciou que seria o patrocinador principal, e fornecedor exclusivo de pneus, de todas as classes do Campionato Italiano Velocità (CIV), num acordo plurianual.
Nos palcos mundiais, a Dunlop é um parceiro orgulhoso do Campeonato do Mundo de Resistência (EWC) da FIM, e do Campeonato do Mundo de Motocross (MXGP) da FIM, em que a Dunlop é a escolha de fabricantes vencedores como Kawasaki, Husqvarna e BMW.
Wim Van Achter, Diretor da Dunlop Motorsport, declarou:
Agradecemos a todos os nossos parceiros e equipas, à Dorna, à IRTA e aos nossos muitos amigos nos paddock dos Grandes Prémios, pelo seu apoio e cooperação ao longo de muitas décadas. Estamos entusiasmados com os nossos planos para o futuro nesta modalidade.
Tanto o EWC como o MXGP contam com uma competição aberta de pneus que permite à Dunlop demonstrar e desenvolver as mais recentes tecnologias em eventos de nível de Campeonato do Mundo. O nosso foco é vencer e desenvolver ao mais alto nível do desporto.