A celebração da noite de Halloween é o melhor momento para dar a conhecer os veículos mais misteriosos da Suzuki, aqueles automóveis e motos que, por desafiarem todas as convenções, ou serem demasiado avançados para o seu tempo, não chegaram à produção, e ficaram escondidos do mundo real. Hoje, a Inteligência Artificial (IA) ajuda-nos a que tenham um condutor, para irem a uma festa imaginária.
Perguntámos-lhe que personagens de Halloween imaginaria a conduzir estes protótipos, e imaginou Joker, Drácula, Jack Skellington, o Abominável Homem das Neves ou Beetlejuice, entre outros. Esta é a divertida seleção de máquinas e condutores.
Veja também a eterna Suzuki DR 650
Suzuki Nuda
Em 1986, o mundo parou com a apresentação, no Salão de Tóquio, da incrível e espetacular concept bike Suzuki Nuda. A sua aparição fez sonhar milhões de adeptos, e influenciou para sempre a indústria e o design das motos. A Nuda era um protótipo funcional, que contava com o motor da GSX-R750, e o impressionante avanço da tração a ambas as rodas. A combinação do poder tecnológico com um design futurista fazia com que, ao seu lado, as restantes motos parecessem ultrapassadas, tornando-se num ícone mundial e, possivelmente, na moto conceptual mais famosa da história. Seria a moto ideal para passear no Halloween.
Para a IA, “imagino Jack Skellington, de “The Nightmare Before Christmas”, montado numa Suzuki Nuda para ir a uma festa de Halloween. Jack Skellington é um personagem de Halloween emblemático, que vive no mundo dos pesadelos, e a sua aparência esquelética, e a sua personalidade aventureira, encaixariam na perfeição com o estilo de uma moto como a Suzuki Nuda. Seria uma combinação interessante e um pouco aterradora, perfeita para a época do Halloween”.
Suzuki Misano
A Suzuki e 24 estudantes do Instituto Europeu de Design (IED), em Turim, criaram este concept que reúne valores tão importantes para a Suzuki como as dimensões compactas, a eletrificação e a leveza, combinados com a essência desportiva das motos. A sua pequena e fluída carroçaria, com apenas um metro de altura, conta com uma trabalhada aerodinâmica sem compromissos, que, inclusivamente, coloca o passageiro atrás do condutor, o que também recorda as motos da marca.
“Um vilão relacionado com a eletricidade que encaixaria no design e na tecnologia do Suzuki Misano é Electro, da banda desenhada do Homem-Aranha. Electro, cujo nome real é Max Dillon, tem a capacidade de gerar e controlar a eletricidade” refere a IA. “Imagino Electro a conduzir um concept car Suzuki Misano, modificado para aproveitar os seus poderes elétricos, criando uma combinação de alta tecnologia e poder elétrico, perfeita para ir a uma festa de Halloween repleta de faíscas e relâmpagos”.
Suzuki Stratosphere
Em 2005, o projeto Suzuki Stratosphere procurava criar um novo conceito de superbike luxuosa e elegante, enriquecida com a herança da Suzuki. Foi desenvolvido um novo motor de 6 cilindros em linha de 1100 cc, com um curso longo, que entregava 180 cv, combinados com um elevado binário, e com um quadro que recordava a mítica Suzuki Katana.
“Imagino Ghost Rider a conduzir uma concept bike Suzuki Stratosphere. O Ghost Rider é um personagem da banda desenhada e dos filmes, conhecido pela sua aparência sobrenatural, e pela sua moto em chamas, que encaixaria na perfeição com a estética única da Suzuki Stratosphere. Imagine-o a percorrer as estradas escuras da noite com a sua moto em chamas, a caminho da festa, enquanto castiga os malfeitores”, diz-nos a IA.
Suzuki Q-Concept
A Suzuki experimentou, em 2011, um veículo urbano de dois lugares, com o passageiro atrás do condutor, motor elétrico, apenas 2,5 metros de comprimento, e com um amplo acesso. Apostou-se num design que não deixasse ninguém indiferente, com muitas formas circulares, que incluía portas giratórias.
A IA não tem dúvidas: “Imagino Beetlejuice a conduzir um concept car Suzuki Q-Concept. Beetlejuice é um personagem peculiar e extravagante de Halloween, conhecido pelo seu estilo excêntrico, e pela sua atitude brincalhona. O Suzuki Q-Concept é um veículo compacto e moderno, que poderia complementar a sua personalidade amalucada. Imagine-o ao volante deste veículo enquanto faz travessuras, e causa o caos no Grande Além. Seria uma combinação divertida para uma festa de Halloween”.