No Vídeo – CFMOTO 800NK ADVANCED, apresentamos em detalhe a nova naked, durante a apresentação internacional à imprensa.
É impossível negar que por muitos modelos asiáticos que tenhamos testado neste último ano, a verdade é que ainda vai havendo, aqui e ali, alguma réstia de preconceito para com as motos chinesas, muito ainda conotadas com produtos de design pobre em termos de criatividade, fraca qualidade de construção e fiabilidade. Mas uma coisa não podemos negar: é que as marcas asiáticas estão aí para ficar e está, a passos largos, a dominar muitos sectores no mercado global. Uma dessas marcas é a CFMOTO, um colosso em termos de empresa, que hoje emprega mais de 5000 pessoas por todo o mundo e que atualmente já lidera o top de vendas em muitos países, como por exemplo no americano, onde assume a liderança em todos os segmentos onde configura (ATV, SSV, Quads e Motos).
Nos dias que correm, as motos de proveniência asiática estão em posição de rivalizar com qualquer outra moto europeia ou até japonesa, isto porque fabricantes como a CFMOTO, além de serem uns autênticos colossos na produção e desenvolvimento tecnológico, também fazem como as demais marcas, que é recorrer a componentes de topo, produzidos por marcas de referência a nível global, com o único objetivo de melhorar os seus produtos e assim gozar de fortes argumentos face à feroz concorrência e exigência do mercado. A nova 800NK é a prova disso e por isso partilha diversos componentes com a KTM como o motor, quadro, coletores e catalizador, para criar uma moto que está inserida num segmento dos mais competitivos e com nomes de peso como a nova Honda Hornet, a Suzuki GSX-8S, a Yamaha MT-07 ou ainda a recém apresentada KTM 790 Duke, esta última fabricada na mesma fábrica que a 800NK.
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Montra tecnológica
A CFMOTO já deu diversas mostras e exemplos de que é possível produzir motos com grande nível tecnológico e ainda assim manter os preços competitivo, e nesta NK não é exceção. Assim, temos disponíveis três modos de condução (Rain, Street e Sport), sendo que para os selecionar, basta-nos usar o “joypad” instalado no comutador esquerdo do guiador e selecionar mesmo em andamento o modo que melhor se enquadra na nossa condução, no pavimento que pisamos ou até, de acordo com as condições climatéricas. Todas as informações são-nos apresentadas no generoso painel TFT digital, que parece um autêntico “i-pad”, que no início nos pareceu um pouco exagerado, mas que com o acumular dos quilómetros comprovámos que a colocação deste TFT está muito bem posicionada e é bastante legível, dando-nos a possibilidade de emparelhar o telefone através da aplicação “CFMOTO RIDE”. A partir daqui, passamos a ter acesso a todo o tipo de informações, desde as revisões, autonomia, médias de consumo, só para dar alguns exemplos. As atualizações do software passam a ser possíveis sem a necessidade de deslocação aos concessionários. O TFT passa a ser um espelho do nosso telefone e com isso podemos aceder às suas aplicações como a navegação, mensagens, aplicações, entre outras
Também existe uma versão mais básica da 800NK, que entre outras coisas, não traz de série este TFT instalado, mas sim um mais pequeno. No entanto, esta versão base não será comercializada em Portugal.
O motor como já foi dito, é o mesmo que encontramos na KTM 790, o tão conhecido LC8C, que nos brinda com 95 cv de potência às 9250 rpm, com um binário de 79 Nm às 8000 rpm. O quadro é fabricado numa liga de aço chrome-molibdénio, também o mesmo utilizado pela KTM e nas suspensões temos umas Kayaba totalmente ajustáveis na frente e na traseira apenas podemos ajustar a pré-carga e compressão. Os travões são J.Juan, com dois discos de 320 mm na frente, com pinças radiais de quatro pistões e atrás um disco de 260 mm com pinça de um pistão. Esta versão Advanced conta com embraiagem deslizante CF-SC, sendo o peso do conjunto de apenas 186 kg e a altura do assento ao solo ajustável entre 795 mm e 820 mm, o que significa que está acessível a qualquer utilizador, independentemente da estatura do utilizador. De série, contamos ainda com sistema “cruise control” e sistema de ignição se chave, “keyless”. Este modelo estará disponível para o nosso mercado em duas cores, preto e branco, pelo preço de 8790€ e com três anos de garantia.
Teste completo na edição #89 da Revista MOTOS (pode adquirir edições em formato digtial em https://revistamotos.pt/category/revistas-digitais/)