O novo ano arranca com o regresso aos EUA para a segunda construção personalizada da totalmente nova Yamaha SCR950. A Yamaha já desfrutou de algumas colaborações incríveis nos EUA com vários construtores líderes, incluindo ícones como Greg Hageman da Hageman Cycles, o californiano Roland Sands e as suas várias criações Yard Built, incluindo a XSR900 “Faster Sons”, bem como Go Takamine da Brat Sytle, com sede na Califórnia, e a sua SCR950 “Chequered Scrambler”.
Conhecido pelo seu legado de criações de motos Yamaha personalizadas nos últimos 20 anos, Jeff Palhegyi, sediado no Sul da Califórnia, e a equipa de Jeff Palhegyi Designs, tornaram-se peritos a transformar obras de arte conceptuais em máquinas funcionais. Começando com uma Royal Star personalizada da gama Star Cruiser da Yamaha de 1995, a Jeff Palhegyi Designs conceptualizou e produziu de tudo, desde motos estilo cruiser Raider radicais e motos para pistas de terra Bolts a uma “TT” SR400. Foram construídas mais de 70 motos personalizadas pela empresa desde a sua colaboração inicial com a Yamaha em 1995 e o lançamento da Yamaha SCR950 de 2017 tornou-a uma escolha natural para a personalização de Jeff Palhegyi Designs.
“A SCR950 é uma moto que pode dar resposta a várias necessidades de um motociclista”, comentou Cristian Barelli, coordenador de marketing da Europa da Yamaha Motor. “Quer pretenda conduzir até à praia ou perder-se pelas montanhas, é uma máquina verdadeiramente versátil capaz de proporcionar experiências de condução totalmente diferentes, sem perder o verdadeiro espírito de condução e diversão de todas as máquinas Sport Heritage da Yamaha. Adoramos mesmo as construções de Palhegyi. Foi capaz de criar uma máquina scrambler minimalista de aspeto robusto que não perde o seu conhecido caráter nem a condução distinta da SCR950 padrão.”
É o conjunto diversificado de competências conceptuais de Palhegyi que impulsiona os seus projetos atuais, com base em 29 anos de experiência de investigação e desenvolvimento com a Yamaha Motor Corporation, que inclui projetos de moto 4 e Side-by-Side. Possui e exibe regularmente várias motos vintage Yamaha raras, incluindo motos de competição “dirt track” XS e TZ750. Com esta paixão e herança em mente, o projeto Yard Built mais recente da Jeff Palhegyi Design foi inspirado na YDS3C Big Bear Scrambler de 1966.
O projeto concluído presta claramente homenagem à Big Bear Scrambler, com caraterísticas como o logótipo Yamaha embutido, apoios para os joelhos em borracha no depósito de combustível, pintura em dois tons e um sistema de escape personalizado com proteções térmicas que remetem para os dias das motos mais versáteis.
Outras caraterísticas de personalização tornam esta “Faster Son” uma verdadeira moto dos tempos modernos. Desde os guiadores Renthal envoltos por couro personalizado Duane Ballard que condiz com o banco e a mala de ferramentas na suspensão dianteira até ao braço de suspensão mais curto apoiado por amortecedores traseiros de 14 polegadas de alto desempenho Fox RC1 Podium, uma mistura de componentes especializados contemporâneos com estilo do passado.