fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Circular de Moto: diferenças nas 4 estações

Redação Por Redação
24 Abril, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Muitos motociclistas usam a moto ao longo de todo o ano. Porém, também há quem use mais numa ou noutra estação do ano e até tenha motos com diferentes fins e equipamentos consoante a meteorologia.

Vivemos no Hemisfério Norte e ainda temos mudança da hora duas vezes por ano: último fim de semana de março que dá início ao horário de verão e o de outubro que inicia o de inverno. Acresce que apesar das diferenças entre as estações do ano se estarem a esbater continuam a existir e a ter influência direta em quem anda de moto.
Vamos então perceber algumas diferenças entre as 4 estações e de como o universo motociclístico é bastante diferente no nosso país, ao longo dos 12 meses.

Inverno: de 21 ou 22 de dezembro a 20 ou 21 de março
Esta é, por tradição, a estação do ano em que menos motos se vê a circular. Nem é preciso fazer uma análise científica. Basta uma simples observação para confirmar este facto, embora não tenhamos invernos rigorosos a ponto de praticamente impedir o usufruto da moto, como sucede em muitos países.
Os dias solares são curtos, frios e até chuvosos e há riscos adicionais, sobretudo nas regiões Norte e Interior do país, como gelo, geada e mesmo neve. Nesta altura sabe particularmente bem ter equipamentos como punhos, luvas ou assentos aquecidos e o “pinlock” (película anti-embaciamento no interior da viseira) instalado no capacete.
Por outro lado, muitos motociclistas não têm equipamento adequado para esta estação, nomeadamente roupa térmica e é mais uma razão para, erradamente, não darem uso à moto. Em muitos casos fica em hibernação, preferencialmente com um carregador inteligente para evitar a morte precoce da bateria.
Também as viagens maiores ocorrem em menor número até porque se forem mais para o Norte e Centro da Europa a probabilidade de não ser possível progredir é maior. Já para Sul, por exemplo Marrocos, é uma ótima altura, tirando talvez a Cordilheira do Atlas.
Em contrapartida, tirando destinos turísticos relacionados aos desportos de inverno, estamos em época baixa e o alojamento oferece preços muito mais atrativos para os nossos bolsos, além de que acampar pode ser algo enregelante.
Para os praticantes de todo-o-terreno é uma ótima altura porque, apesar das temperaturas mais baixas, o piso costuma estar mais húmido e o número de outros utilizadores nesses montes e vales é bastante menor.
Em termos desportivos também é comum muitas modalidades partirem para outras latitudes, caso do MotoGP ou das Superbike, dada a maior instabilidade da meteorologia.
É a época perfeita para quem gosta de bricolage poder dedicar mais tempo à manutenção da sua moto.

Página 1 de 4
12...4Próximo
Tags: destaqueEstações do anoinvernoOutonoPrimavera

RELACIONADOS

VMoto tem campanha que permite poupar até 2700 euros em veículos elétricos
Notícias

VMoto tem campanha que permite poupar até 2700 euros em veículos elétricos

A Vmoto, marca elétrica líder de mercado em Portugal há mais de três anos consecutivos, acaba de lançar uma...

Por Redação
26 Julho, 2025
Vespa vai comemorar 80 anos em Roma em junho de 2026
Notícias

Vespa vai comemorar 80 anos em Roma em junho de 2026

Em 2026, a Vespa completará 80 anos e celebrará este marco em Roma, entre os dias 25 e 28...

Por Redação
25 Julho, 2025
Ducati Desmo450 MX chega aos concessionários europeus
Notícias

Ducati Desmo450 MX chega aos concessionários europeus

Desenvolvida em competição para levar o ADN de corrida da Ducati para fora do asfalto, a nova Desmo450 MX...

Por Redação
25 Julho, 2025
História – Morbidelli – Renascer das cinzas
Notícias

História – Morbidelli – Renascer das cinzas

A primeira marca a sagrar-se Campeã do Mundo de Velocidade sem ser fabricante de motos em série, a Morbidelli,...

Por Redação
25 Julho, 2025
Próximo Post
Limites de velocidade: Os atuais fazem sentido?

Limites de velocidade: Os atuais fazem sentido?



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt