fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Circular de Moto: diferenças nas 4 estações

Redação Por Redação
24 Abril, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Muitos motociclistas usam a moto ao longo de todo o ano. Porém, também há quem use mais numa ou noutra estação do ano e até tenha motos com diferentes fins e equipamentos consoante a meteorologia.

Vivemos no Hemisfério Norte e ainda temos mudança da hora duas vezes por ano: último fim de semana de março que dá início ao horário de verão e o de outubro que inicia o de inverno. Acresce que apesar das diferenças entre as estações do ano se estarem a esbater continuam a existir e a ter influência direta em quem anda de moto.
Vamos então perceber algumas diferenças entre as 4 estações e de como o universo motociclístico é bastante diferente no nosso país, ao longo dos 12 meses.

Inverno: de 21 ou 22 de dezembro a 20 ou 21 de março
Esta é, por tradição, a estação do ano em que menos motos se vê a circular. Nem é preciso fazer uma análise científica. Basta uma simples observação para confirmar este facto, embora não tenhamos invernos rigorosos a ponto de praticamente impedir o usufruto da moto, como sucede em muitos países.
Os dias solares são curtos, frios e até chuvosos e há riscos adicionais, sobretudo nas regiões Norte e Interior do país, como gelo, geada e mesmo neve. Nesta altura sabe particularmente bem ter equipamentos como punhos, luvas ou assentos aquecidos e o “pinlock” (película anti-embaciamento no interior da viseira) instalado no capacete.
Por outro lado, muitos motociclistas não têm equipamento adequado para esta estação, nomeadamente roupa térmica e é mais uma razão para, erradamente, não darem uso à moto. Em muitos casos fica em hibernação, preferencialmente com um carregador inteligente para evitar a morte precoce da bateria.
Também as viagens maiores ocorrem em menor número até porque se forem mais para o Norte e Centro da Europa a probabilidade de não ser possível progredir é maior. Já para Sul, por exemplo Marrocos, é uma ótima altura, tirando talvez a Cordilheira do Atlas.
Em contrapartida, tirando destinos turísticos relacionados aos desportos de inverno, estamos em época baixa e o alojamento oferece preços muito mais atrativos para os nossos bolsos, além de que acampar pode ser algo enregelante.
Para os praticantes de todo-o-terreno é uma ótima altura porque, apesar das temperaturas mais baixas, o piso costuma estar mais húmido e o número de outros utilizadores nesses montes e vales é bastante menor.
Em termos desportivos também é comum muitas modalidades partirem para outras latitudes, caso do MotoGP ou das Superbike, dada a maior instabilidade da meteorologia.
É a época perfeita para quem gosta de bricolage poder dedicar mais tempo à manutenção da sua moto.

Página 1 de 4
12...4Próximo
Tags: destaqueEstações do anoinvernoOutonoPrimavera

RELACIONADOS

Novas Yamaha WR e TT-R 2026
Notícias

Novas Yamaha WR e TT-R 2026

A WR250F é uma máquina de enduro concebida para se destacar em quase todas as condições de condução. Com...

Por Redação
17 Setembro, 2025
Ducati apresenta as novas Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS
Notícias

Ducati apresenta as novas Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS

No GP de San Marino, a Ducati revelou a sua nova gama RS, representada pelos modelos Diavel V4 RS...

Por Redação
16 Setembro, 2025
Ducati revela protótipo V21L com baterias de estado sólido
Notícias

Ducati revela protótipo V21L com baterias de estado sólido

Com o Campeonato Mundial de MotoE da FIM em hiato no final da temporada de 2025, a Ducati continua...

Por Redação
13 Setembro, 2025
Novas cores para as Kawasaki Ninja já em 2026
Notícias

Novas cores para as Kawasaki Ninja já em 2026

Muito já foi escrito sobre a Ninja H2 SX, com seu motor de 998 cc de 147,1 kW {200...

Por Redação
12 Setembro, 2025
Próximo Post
Limites de velocidade: Os atuais fazem sentido?

Limites de velocidade: Os atuais fazem sentido?



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt