O Rally Dakar 2023 já se encontra na estrada, todavia antes do início desta grande prova, estivemos à conversa com os dois pilotos dos SSV (T4) da Sebastien Loeb Racing Team para perceber um pouco mais das aspirações e que preparação seguiram para conseguirem completar da melhor forma o rali mais duro do mundo.
A Sebastien Loeb Racing Team conta com duas equipas de SSV: Xavier de Soultrait e o co-piloto Martin Bonnet (#415) e ainda Florent Vayssade e o co-piloto Nicolas Rey (#418). Com um total de nove participações no Rali Dakar em anos anteriores, todos em moto, o Dakar de 2023 apresenta-se com uma nova perspetiva para Xavier de Soultrait que vai correr de forma inteligente para ganhar o máximo conhecimento acerca do seu primeiro Dakar em SSV. Já Florent Vayssade já esteve aos comandos de um SSV na sua quinta participação no Rali Dakar, depois de quatro edições em moto, por isso vai utilizar a experiência que já tem para o ajudar nesta nova etapa da sua vida.
Porque decidiram participar no Rali Dakar num veículo com estas caraterísticas (side-by-side)?
“Fazer o Dakar em moto tem sido o ritmo da minha vida ao longo dos últimos dez anos e tem sido uma aventura muito bonita”, diz Xavier de Soultrait. “Sempre sonhei em fazer este Rali num veículo de quatro rodas, e o SSV é a categoria ideal para tal. Tive oportunidade de fazer um raid, alguns dias de testes em França, e juntei-me ao Polaris Camp em Marrocos no passado mês de outubro, mas a minha grande experiêmncia aos comandos de um RZR será mesmo na edição 2023 do Dakar. Estou a escrever uma nova história com o objetivo de vencer o Dakar um dia, por isso estou muito satisfeito.”
“Foi uma decisão muito natural passar das motos para os SSV neste Dakar”, refere Florent Vayssade. “É a conversão ideal, sendo que agora me posso focar na condução sem me preocupar com a navegação. Só preciso de gerir a visão mais baixo que tenho da pista, mas o ponto ponto positivo é o aumento da segurança de um SSV comparado com uma moto. A ideia de partilhar esta aventurae todas as emoções com um co-piloto, torna o SSV um must para mim.”
Quais as primeiras impressões do RZR Pro R?
“Até agora já deu para perceber que o veículo é sólido, rígido, e dá-nos confiança para ir para o Dakar”, garante Xavier de Soultrait. “O Pro R foi desenhado para rali raids”, continuou Florent Vayssade. “A distância entre eixos é longa, o chassis sobredimensionado, tem um novo motor cheio de potêmncia e um aspeto… muito agressivo e estamos desejosos dos primeiros quilómetros nas provas da Arábia Saudita.”
Como se prepararam para o Rali Dakar este ano?
“A Polaris France deixou-me utilizar um Polaris RZR para fazer alguns testes em Auvergne, e tenho feito karting todas as segunda-feiras para manter as minhas capacidade de condução em alta. Fisicamente, tenho tentado manter o corpo em forma o melhor possível,” afirma Xavier de Soultrait. “Eu tenho feito o mesmo tipo de treino que faço quando ando de bicicleta”, diz Florent Vayssade. “Muito mountain bine, de estrada e um programa de ginásio personalizado para me manter estável e, claro, um estilo de vida saudável no centro da minha preparação”.
O que esperam alcançar no Rali Dakar de 2023?
“O meu objetivo principal é vencer a categoria SSV nos próximos anos”, garante Xavier Soultrait. “O objetivo para este ano é encontrar o ritmo certo, ser rápido, em segurança, e evitar cometer erros graves. Claro que vamos tentar ter alguma vantagem conquistada nos últimos Rali Dakar que realizámos em moto e receber toda a informação que nos possa ajudar em corridas futuras”. “O melhor de tudo foi o facto de ter participado no desenvolvimento do novo Pro R com a equipa Sebastien Loeb Racing Team”, conclui Florent Vayssade. “Para 2023, vamos focar-nos no desenvolvimento do RZR, tornando-o o mais fiável possível para as próximas temporadas.”
O Rali Dakar 2023 continua e a Sebastien Loeb Racing Tem continua a a corrida para chegar ao dia de descanso na primeira metade destas longa e desafiantes jornadas, ambos com o mesmo objetivo: ajudar a equipa a alcançar um papel preponderante na categoria T4 SSV nos cinco anos de programa e de parceria com a Polaris Off Road Vehicles.