O “Monimoto” é um sistema de alarme inteligente, projetado para proteger motos contra furtos. Três anos após o lançamento do primeiro modelo, esta start-up Lituana apresenta uma versão atualizada do seu alarme e localizador GPS em Portugal.
Assim que os primeiros movimentos suspeitos do veículo são detectados, o proprietário recebe uma chamada de aviso no seu telemóvel e o localizador é automaticamente ativado. Esta acção é possível, devido ao sistema de rastreamento que combina sinais de GPS e GSM.
Por sua vez, a chave inteligente do Monimoto que ativa e inativa o sistema de alarme, torna a utilização fluída e simples. Basta que o utilizador se aproxime ou afaste da moto com a chave, para que o alarme seja respetivamente ativado ou inativado.
Tamanho reduzido, com instalação em menos de 10 minutos. Este equipamento pode ser facilmente “esquecido”, pesa apenas 106g e tem as reduzidas dimensões de 12,6cm x 3,5 cm. A instalação rápida e simples é feita pelo utilizador em qualquer veículo. Isto significa que sua instalação passa despercebida e que não requer manutenção ou ajuda profissional.
Sistema autónomo, sem cabos. O Monimoto é alimentado por pilhas de longa duração (duram cerca de 10 a 12 meses), logo não interfere com o sistema elétrico, nem consome a bateria dos motociclos.
Para responder às situações de furto mais frequentes, a Monimoto formou uma parceria com o especialista Suíço em tecnologia GPS – U-blox. O Monimoto está equipado com a tecnologia CellLocate que permite estimar a localização do motociclo quando o sinal de GPS está inacessível (túneis, contentores, etc).
O produto foi desenvolvido ao longo de dois anos por dois motociclistas com uma vasta experiência no desenvolvimento de equipamentos eletrónicos.
Osistema Monimoto já está disponível nas lojas dedicadas ao comércio de motociclos ou venda de equipamentos para motociclistas. O preço recomendado é de 169€ para a versão MM5, que já inclui duas mensalidades gratuitas. O utilizador pode renovar a subscrição do cartão SIM, que inclui comunicações em vários países e em toda a União Europeia, por 36 euros/ano.