A Yamaha desvendou o futuro da sua YZF-R1. A Superdesportiva faz-se acompanhar da declinação R1M, moto talhada para competição e produzida em edição limitada. Tomando as mesmas evoluções da moto base, a R1, a M cultiva ainda mais as suas semelhanças com a YZR-M1.
Nova imagem, aerodinâmica melhorada e motor de acordo com as normas Euro 5, modos de travagem e gestão do travão motor e ainda novo “ride-by-wire” APSG, todas as novidades da R1 passam a constar na R1M, exceção feita às regulações da suspensão.
Convém mencionar que esta versão não assenta num simples garfo KYB, mas adota suspensões racing Öhlins de regulação eletrónica ERS. Assim, há um novo garfo invertido ERS NPX e um amortecedor traseiro eletrónico e igualmente de conceção sueca, conta com uma regulação de pré-carregamento modificada.
Para reforçar a exclusivdade da R1M, que conta com carenagem em carbono, o construtor japonês equipa a sua moto de uma guarda-lamas dianteiro e uma proteção traseira no mesmo material.
A moto esrá sempre acompanhada das suas aplicações dedicadas que foram melhoradas. A aplicação YRC Setting permite criar os seus próprios modos de condução ajustando os sete sistemas de comando eletrónico.
A aplicação Y-TRAC permite aceder à unidade de controlo das comunicações da R1M para carregar os dados registados pela moto. Permite recuperar os dados em tempo real em circuito, desde a inclinação da motor, regime do motor, passando pelas diferentes intervenções dos assistentes.
As encomendas podem ser feitas a partir de 25 de julho e quem comprar beneficia do programa Yamaha Racing Experience que ensina ao proprietário a andar com esta moto.