Eis que a Concentração Internacional de Motos de Faro atinge ternura dos 40! Um verdadeiro marco histórico, mais ainda pela forma, inteligente, como se soube afirmar e adaptar aos diferentes públicos de distintas gerações.
Depois de dois anos “suspensa” por causa da Covid-19 a expetativa para este ano era (e é) gigante, nós próprios estivemos na Rotunda do Vale das Almas aquando do Portugal de Lés a Lés e vaticinámos que a concentração deste ano tinha todos os ingredientes para ser muito especial. Porém, um imprevisto de última hora quase que conseguiu, por si só, adiar este grande evento! Portugal está a sofrer uma vaga de calor e o risco de incêndio é máximo!
Pior ainda! N véspera do início da mesma, ocorreu um incêndio florestal a poucos km’s de distância, o que não deixa de ser preocupante…
A solução encontrada pode não ser do agradado das partes envolvidas, mas foi a encontrada para que não se adiasse a concentração, quando estava já tudo praticamente preparado! O acampamento foi transferido para “um espaço que está urbanizado”, anunciou o presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau. Ou seja, os motards vão ter que acampar noutro local, menos arborizado…
O que se espera da concentração deste ano?
Obviamente que se espera uma grande festa! Também se espera (e é garantido) que vai estar muito calor, mesmo no Algarve as temperaturas vão chegar aos 30 graus e em muitas regiões do país os termómetros vão marcar valores na casa dos 40 graus centígrados.
Ou seja, cuidados redobrados com a hidratação (de água, entenda-se, que mesmo a cerveja é diurética), com as queimaduras solares (o protetor é vosso amigo), com a mecânica das motos (vão sofrer imenso e nem todas vão aguentar as viagens) e com o risco de incêndio florestal que é máximo e as suas consequências podem ser funestas e ninguém quer isso!
A opinião pública este ano, mais que nunca, vai escrutinar a fundo a concentração e até o simples facto de se realizar já está a gerar alguma celeuma, mas vamos ser positivos e acreditar que todos vão estar à altura dos acontecimentos, em especial os que nela vão participar e a Organização, particularmente o Moto Clube de Faro!
O próprio lema deste ano Zer0 Killed (Todos Vivos) já diz muito sobre o objetivo deste ano e o facto de, por exemplo, existirem autocarros de e para o centro da cidade é uma forma de evitar alguns acidentes e possíveis autuações já que a concentração também é dada a alguns excessos, sem ter que chegar ao filme desta semana, cuja escolha foi deliberada para coincidir com a Concentração! Estou a referir-me ao imortal Easy Rider.
Como os motivos de destaque são muitos e variam com os gostos de cada, o melhor mesmo é consultar o programa completo deste grande evento, mas já sabemos que haverá boa música (Xutos & Pontapés, Sisters of Mercy, D-A-D, Ana Moura e muitos outros), o habitual Bike Show, possibilidade de fazer tatoos, miss t-shirt molhada, oferta de uma Indian, de uma viagem a Daytona, o tradicional passeio e até música no centro da cidade!
Resumindo, estão reunidos os ingredientes para ser mais uma grande festa, mas o grau de exigência e responsabilização para todos é também muito grande e certamente que todos vão estar à altura e fazer desta Concentração A melhor de sempre!
Afinal de contas, como canta Paco Bandeira, a ternura dos 40 não tem conta nem medida!
Vão, divirtam-se muito e lembrem-se que importa também o regresso a casa! Para que os que este ano, como eu, não vão marcar presença, resta a certeza que para o ano haverá mais, bem como muitos outros encontros de motos pelo país, mas realmente Faro é especial!
Texto: Pedro Pereira