Depois da desafiante etapa inaugural, a etapa 2 do Rally Dakar 2023 não era de esperar menos trabalhosa, com os 430 km a prometerem muita emoção e desafios!
Logo no primeiro dia do ano o vencedor da edição de 2022, o britânico Sam Sunderland (Gas Gas Red Bull), acabou por desistir por causa de uma queda que lhe causou uma fratura num ombro e uma comoção cerebral, já não alinhando na etapa 2 do Rally Dakar 2023.
A etapa de hoje não foi simples para ninguém e ainda há muito Dakar, pelo que ainda não é possível afirmar tendências para possíveis vencedores!
Resumo da etapa
No dia de hoje a saída foi do Sea Camp rumo a Alula, com muitas peripécias pelo meio, sendo de destacar, nos pilotos lusos, o excelente 2.º lugar de Sebastian Buhler (Hero Motorsports Team Rally).
No final de hoje o líder é novamente norte-americano, mas agora é Mason Klein da Bas World Ktm Racing Team, sendo seguido pelo australiano Toby Price (Red Bul Ktm Factory) e no lugar mais baixo do pódio está o espanhol Juan Barreda (Monster Energy JB Team).
De entre os pilotos lusos o destaque é agora de Buhler que fecha o top-10, a 8 minutos e 18 segundos do líder. Joaquim Rodrigues (Hero Motorsports Team Rally) perdeu alguns lugares e ocupa agora a 17.ª posição. António Maio detém a 20.ª posição (Franco Sport Yamaha Racing Team). Rui Gonçalves (Sherco Factory Team) subiu várias posições e é agora 25.º. Por último, na armada portuguesa, Mário Patrão (Mário Patrão Motosport) também melhorou o seu registo e é 50.º, ou seja, todos os pilotos lusos continuam em prova nas duas rodas.
Na categoria dos SSV protótipos (categoria T3) a liderança é agora dos norte-americanos Mitchell Guthrie e Kellon Walch (Red Bull Off-Road Jr Team Usa By BFG), seguidos dos chilenos Francisco Contardo e Juan Pablo Vinagre (Red Bull Can-Am Factory Team). Na 7.ª posição está agora o saudita Saleh Alsaif, acompanhada por João Pedro Vitória (Black Horse Team). No final do dia de hoje não há mais nenhum português no top-20, sendo os mais próximos Helder Rodrigues e Gonçalo Reis (South Racing Can-Am) na 33.ª posição.
Relativamente aos SSV modificados (categoria T4), a liderança é dos polacos Marek Goczal e Maciej Marton (Energylandia Rally Team), seguidos pelos argentinos Jeremias Ferioli e Pedro Rinaldi South Racing Can-Am). O destaque vai para o brasileiro Bruno Oliveira que tem como navegador Bianchi Prata (South Racing Can-Am) e ocupam agora a 14.ª posição. Também nesta categoria não há mais nenhum português no top-20.
Amanhã, na terceira etapa, adivinha-se mais uma jornada exigente: vão sair de Alula e ir até Ha’Il, num total de 668 km! É a partir daqui que a navegação será mais importante do que nunca!
Continuem connosco!
Texto: Pedro Pereira
Fotos e informações: https://www.dakar.com